Eldorado é o 4º maior município paulista, com mais 70% da sua área coberta por Mata Atlântica intacta, em excelente estado de conservação. O município fez parte do primeiro ciclo do outro do país, no início do século XVII, ainda com o antigo nome de Xiririca (palavra indígena que significa águas correntes). Tornou-se município em 10 de março de 1842.
A Estância Turística de Eldorado está sul do Estado de SP, no Vale do Ribeira, região apelidada de “Amazônia Paulista” pelo naturalista, botânico e geólogo português Manoel Pio Correa, em visita científica por voltado dos anos de 1920. O “Vale” é reconhecido pela UNESCO como “Patrimônio Natural da Humanidade”, desde fevereiro de 1993.
Francisca Julia
Eldorado foi também berço de Francisca Julia, apontada como a maior poetisa parnasiana do Brasil, e de vários outros escritores.
Curiosidade
Em 1948 o nome Xiririca foi substituído por Eldorado em alusão ao período de exploração do ouro.
Foi uma das primeiras cidades paulista a dispor de energia elétrica, gerada através de usina própria, a qual operou de 1926 a 1962.
Fato Histórico
Em 1970 a cidade foi surpreendida com a passagem do guerrilheiro Carlos Lamarca, líder da Vanguarda Popular Revolucionária, a qual lutava contra o regime da ditadura militar.
A Estância
Em 1º de agosto de 1995 teve seu potencial turístico reconhecido e foi elevada a categoria de Estância Turística.
Hoje
Eldorado luta para retomar o seu crescimento, com o desafio de aliar o desenvolvimento econômico às questões socioambientais, construindo um futuro onde as próximas gerações possam desfrutar de seus recursos naturais e sustentáveis.
Texto retirado do site da prefeitura de Eldorado.